Outubro 17, 2021

O Sport Clube de Campo d’Ourique foi o primeiro clube de futebol em Portugal

Sport Clube de Campo d'Ourique
Foto: AFCML

Há muito que o futebol arrasta multidões. Jogado a partir de finais do século XIX, começou, porém, por ser um desporto jogado entre pequenos clubes sediados nos bairros da capital, que orgulhosamente defendiam as cores das suas camisolas. Campo de Ourique não foi exceção e teve o primeiro clube de futebol de Portugal. O Sport Clube de Campo d’Ourique foi fundado em 1896.

Leia ainda: 10 razões para se apaixonar por Campo de Ourique

Distinguindo-se pelo equipamento com faixa encarnada, os primeiros jogadores (e fundadores do clube) eram todos eles residentes em Campo de Ourique. Logo no início do século XX este clube começa a adquirir protagonismo chegando a desafiar outras equipas para disputar jogos (numa época em que não existem campeonatos organizados). O grupo de Sacavém, o Lisbon Cricket Club, o Colonial Company e o Sport Lisboa (depois Sport Lisboa e Benfica) são alguns dos adversários com quem joga.

O Sport Clube de Campo d’Ourique foi fundado em 1896

A partir de 1906 o clube vive um momento difícil. Alguns dos seus jogadores abandonam o clube e formam o Cruz Negra, e Carlos Villar, um dos sócios, abandona o clube para dirigir o CIF (Club Internacional de Foot-Ball). Em 1910, juntamente com o SC Império, o CIF, e o Sporting CP, cria a Associação de Futebol de Lisboa, que passa a ser responsável pela promoção de campeonatos entre equipas nacionais e internacionais. A falta de apoios e a constante transferência de jogadores para outros clubes determina o fim do Sport Clube de Campo d’Ourique. Apesar da sua curta existência este clube conseguiu deixar o nome de Campo de Ourique na história do futebol.

Texto: Susana Maia e Silva/Campo de Ourique – True Story

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*