Maio 19, 2022

Clube Nacional de Natação recebe Medalha de Mérito Municipal

Clube Nacional de Natação
Foto: Clube Nacional de Natação

“Por proposta dos vereadores do PS na Câmara Municipal de Lisboa, o Clube Nacional de Natação (CNN), uma das coletividades desportivas da nossa Freguesia, foi agraciado com a Medalha de Mérito Municipal por, durante os primeiros meses de pandemia, ter cedido as suas instalações. Entre março e até final de setembro de 2020, o pavilhão do CNN foi a casa de 45 pessoas sem-abrigo da cidade de Lisboa, que ali puderam dormir, comer e fazer a sua higiene pessoal”, pode ler-se no Boletim Informativo da Junta de Freguesia.

Clube Nacional de Natação foi fundado em 1919

O Clube Nacional de Natação foi fundado em 25 de Agosto de 1919, por um grupo de dissidentes do Clube Naval de Lisboa, dos quais se destacavam Gustavo Pereira da Costa e Jayme Roussado dos Santos, respetivamente, sócios fundadores nºs 1 e 2. As suas primeiras instalações desportivas tiveram a sua sede na Doca de Alcântara, em Lisboa, servindo-se do Rio Tejo como lugar de excelência para a prática da Natação e do Pólo aquático. Em 1929, Elísio Rodrigues começa uma secção de Basquetebol, tornando-se a segunda modalidade desportiva a ser praticada no seio do Clube.

Leia ainda: Igreja do Santo Condestável é paragem obrigatória em Campo de Ourique

Em 1931, devido a restrições impostas por obras efetuadas no Porto de Lisboa, construiu-se um pequeno tanque que possibilitava as melhores condições para o ensino e a prática da natação. Em 1939, devido a obras de total remodelação no mesmo porto, o Clube foi obrigado a deixar as instalações do seu posto náutico de Alcântara. Depois de muitas diligências, foi encontrado um terreno, de cerca de 13 000 m², na Rua de São Bento nº.209 a 215, em Lisboa, conhecido pela Quinta do Capelista, que servia plenamente às aspirações dos sócios e às finalidades do Clube.

Já estamos no Instagram. Junte-se a nós aqui

A 7 de Setembro de 1941 foram inauguradas oficialmente as novas instalações desportivas no novo terreno. Em 1956 o Clube conseguiu construir e inaugurar uma piscina de 25 metros descoberta ficando, assim, dotado de boas infra-estruturas para a prática da natação. Pela morte da usufrutuária, os herdeiros do terreno de S. Bento, moveram uma acção de despejo. O Clube teve que abandonar a sua sede social em Abril de 1968 abandonando todas as instalações desportivas por si construídas. Perdidas as instalações desportivas existentes, o Clube sobreviveu utilizando facilidades que foram concedidas pela Câmara Municipal de Lisboa para a utilização das piscinas e pavilhões desportivos camarários.

Não perca: De dia ou de noite, Campo de Ourique é sempre incrível

Em 1975, após a revolução de Abril, o primeiro-ministro em exercício autorizou que o Clube reocupasse as suas antigas instalações que se encontravam abandonadas. Nos anos seguintes procedeu-se à recuperação de todo o seu património desportivo. Em 2004, com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa, iniciou-se a construção de uma piscina de 25 metros coberta e de um pavilhão polivalente. As novas instalações foram inauguradas no dia 9 de Setembro de 2005.

Distinções honoríficas recebidas pelo Clube Nacional de Natação

  • Em 1933, devido ao grande esforço no ensino do salvamento e aos inúmeros atos de salvamento de que foram protagonistas os seus sócios, foi atribuída, pelo Instituto de Socorros a Náufragos, a Medalha de Ouro de Filantropia e Caridade.
  • Tendo em consideração o trabalho efectuado pelo Clube nas várias vertentes desportivas e filantrópicas, em 1934, o Clube é condecorado pelo Presidente da República Portuguesa, com as insígnias de Cavaleiro da Ordem de Cristo.
  • Em 1941, o Clube foi agraciado com a Medalha de Serviços Distintos pela Federação Portuguesa de Natação.
  • Em 1965, o Clube é reconhecido como Instituição de Utilidade Pública (Decreto n.º. 46 561, Diário do Governo nº.222, de 30 de Setembro de 1965).
  • Dispõe ainda da medalha de ouro e de prata da cidade de Lisboa.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*