Julho 28, 2021

Pão do Pastor, a padaria artesanal que nasceu de uma tradição familiar

Pão do Pastor, a padaria artesanal que nasceu de uma tradição familiar

Para perceber o conceito do projeto Pão do Pastor – Padaria Artesanal é preciso conhecer um pouco da história deste Pastor. Eduardo Pastor, um brasileiro de 42 anos a viver em Portugal, é publicitário de formação e profissão mas tem uma paixão ainda mais antiga: o pão. “Tudo começou quando dos 10 aos 15 anos viveu numa quinta na cidade de Parapuã, estado de São Paulo, onde a sua família cultivava café, amendoim, feijão e criava alguns animais. Nessa quinta também faziam pão artesanal, e foi a mãe e a avó que lhe apresentaram o fermento natural, ao qual chamavam de “fermento de garrafa”. Com essas leveduras, faziam pães num forno de tijolo e barro construído pelo avô. Tudo era simples, feito com muito carinho e amor”, disse-nos Eduardo Pastor.

Já estamos no Instagram. Junte-se a nós aqui

O Pão do Pastor é um regresso do Eduardo às suas origens, levando o pão e os seus clientes consigo. Na sua padaria artesanal, o pão é feito com massa apenas com farinha, água e sal. Como antigamente, quando tudo era mais genuíno. “Só assim se consegue uma côdea tão crocante e um miolo tão macio. Não só é mais saudável, como é muito mais saboroso”, defende.

A paixão pelo pão já vem de longe na família de Eduardo Pastor

Eduardo Pastor aventura-se com outros ingredientes e cria pães enriquecidos com sementes, legumes frescos, especiarias, ervas aromáticas e outros condimentos com elevado valor nutricional. Desde a beterraba à quinoa, couve, sementes de linhaça, de chia, de girassol, de abóbora, de sésamo, as experiências são muitas e sempre com produtos sazonais, sem alterar em nada o processo artesanal da elaboração do pão.

Leia também: 26 projetos que abriram em Campo de Ourique nos últimos meses

Para o resultado final é essencial que os produtos façam justiça à massa e vice-versa. Todas as semanas há uma ementa diferente. “Todos os pães são de massa mãe e a maioria leva até 36h de fermentação. Farinha de moleiro, ingredientes sazonais e muitos deles biológicos”, conclui. Pode encomendar o pão através do Instagram ou pelo WhatsApp (968022637). O ponto de recolha é na Rua Saraiva de Carvalho, nº 120 A.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*