Fevereiro 6, 2023

Casa Fernando Pessoa nomeada para Prémio Museu Europeu do Ano

Retrato de Fernando Pessoa (1954) por Almada Negreiros
Retrato de Fernando Pessoa (1954) por Almada Negreiros

A Casa Fernando Pessoa é um dos nomeados para o Prémio Museu Europeu do Ano 2023 (European Museum of the Year Award ou EMYA, na sigla inglesa). O Prémio Museu Europeu do Ano é o principal e o mais antigo dos galardões atribuídos pelo Fórum Europeu de Museus, uma iniciativa do Conselho da Europa.

Leia ainda: Alunos de Apolo recebem Medalha de Mérito Desportivo

Considerado o prémio mais importante no setor da museologia na Europa, visa distinguir um museu que contribua para proporcionar aos seus visitantes “uma atmosfera única, com uma exposição e interpretação imaginativas e que apresente uma abordagem criativa para a educação e responsabilidade social.”

Casa Fernando Pessoa nomeada para Prémio Museu Europeu do Ano

A esta distinção, podem concorrer museus dos 47 países europeus que tenham aberto recentemente ou sido alvo de obras de modernização ou alargamento nos últimos três anos. Na edição do ano passado, o vencedor foi o Museu da Mente, nos Países Baixos. O anúncio dos vencedores deste ano e a cerimónia formal de entrega dos prémios EMYA terá lugar durante a Conferência Anual do Fórum Europeu dos Museus, em maio de 2023 em Barcelona.

Leia ainda: Campo de Ourique vai ganhar um novo jardim

Além da nomeação para o EMYA 2023, a Casa Fernando Pessoa — que reabriu em 2020, depois de uma profunda remodelação e que é gerida pela EGEAC — é, simultaneamente, finalista do Prémio Nacional de Turismo, na categoria de Turismo Inclusivo. O Prémio Nacional de Turismo é uma iniciativa conjunta do banco BPI e do jornal Expresso, que em 2022 tem a sua quarta edição. Os vencedores serão conhecidos a 14 de dezembro.

Estamos à sua espera no Instagram…

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*