Agosto 18, 2019

O pão engorda?

Todos os alimentos engordam, até aqueles considerados light, contudo, não podemos dizer que o pão engorda por si só. O contexto em que o pão é consumido, o tipo de pão escolhido e aquilo que lhe adicionamos, fazem toda a diferença na hora de contar calorias!

É a ingestão de calorias que define se emagrecemos ou engordamos, independentemente dos alimentos consumidos. Aliás, por vezes os alimentos pelos quais trocamos o pão, como as “bolachinhas” e “barrinhas”, tem uma densidade calórica muito superior à do pão, com benefícios nutricionais inferiores.

O pão tem vindo a ficar cada vez mais equilibrado com a diminuição da quantidade de sal, e apesar do açúcar ainda estar presente em algumas variedades, já encontramos pão com baixo teor de açúcar e consequentemente mais saudável e menos calórico.

Há um novo espaço para fazer tratamentos de corpo e rosto

Como consumimos o pão e a influência no peso

Tipicamente gostamos de uma torrada de pão branco, normalmente com (muita) manteiga, seja ao pequeno-almoço, como entrada antes do almoço, ou mesmo a acompanhar a refeição. Na grande maioria das vezes esta última já contém um hidrato de carbono (batata, arroz, massa, etc…) no prato, aumentando ainda mais as calorias ingeridas e influenciando o aumento do peso. Opte por não consumir o pão desta forma e verá a diferença no seu peso.

Que pão escolher?

Como referimos anteriormente, a escolha do tipo de pão assim como, a quantidade, também importam.

O Pão de alho, pão de forma, pão-de-leite ou brioche, por exemplo, são completamente desprovido de fibras e tem excesso de açúcar. Uma opção de pão mais saudável, será o pão integral, de centeio, com sementes, nozes ou outra oleaginosa. Estes últimos têm uma resposta glicémica mais baixa, aumentando a sensação de saciedade e prolongando-a por mais tempo.

A isto somamos a quantidade, claro. Quanto maior a porção, maior o número de calorias. Mesmo nas “boas” escolhas, quanto mais comemos mais somamos em calorias.

O que colocamos no pão.

 Doces, compotas, pasta de chocolate, marmeladas, enchidos ou manteiga? Não, por favor. Aqui sim o pão engorda!

Prefira proteínas como queijo, fiambre, atum, frango ou ovo, que vão equilibrar muito a refeição, visto a proteína controlar o apetite e ser saciante, tendo por isso um papel importante na manutenção da massa magra.

Comer pão, sim ou não?

 A resposta será sim. Entre as diferentes opções de cereais que existem (bolachas, barras de cereais, cereais de pequeno almoço, etc) o pão, nas versões saudáveis já mencionadas, é a melhor opção.

O “segredo”? Está na escolha do tipo de pão, na quantidade consumida e naquilo que o acompanha. Por exemplo ao lanche, com ovo ou atum, alface e tomate serve de excelente fonte de energia gradual.

Fonte: BodyConcept

A BodyConcept é uma clínica de estética e serviços de beleza inovadores e de qualidade, adequados a uma grande variedade de diagnósticos e necessidades corporais e faciais.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*