Outubro 19, 2017

Campo de Ourique recebe Campeonato Nacional de Baristas

A quarta edição do Campeonato Nacional de Baristas vai acontecer nos dias 16 e 17 de outubro nas instalações da Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa, que se situa em Campo de Ourique.

Este campeonato é organizado pela AICC – Associação Industrial e Comercial do Café e pelo Capitulo Português da SCA (Speciality Coffee Association) e apura o representante português no Campeonato Nacional de Baristas que irá acontecer em Amesterdão em junho de 2018.

São 12 os Baristas que se vão apresentar em prova com a missão de em 15 minutos prepararem quatro expressos perfeitos, quatro bebidas à base de leite e quatro bebidas de autor que irão ser escrutinadas pelo júri constituído por quatro juízes sensoriais, um juiz técnico e por um juiz principal representante da SCA que assegura a uniformidade dos critérios usados mundialmente. A avaliação das provas será submetida às normas internacionais definidas pela SCA.

As máquinas de café expresso e moinhos disponíveis para prova dos 12 Baristas é da marca Fiamma, patrocinador oficial do campeonato em conjunto com o Licor de café Tia Maria, a Tenditoldos, a Cup & Saucer, as águas Vimeiro e os Xaropes e 1883.

O Campeonato Nacional de Barista é também um meio de divulgar a profissão e criar consciência sobre a versatilidade do café, os seus diferentes usos e origens e principalmente dar importância à pessoa do Baristas e ao trabalho que desenvolve para que o café que bebemos seja o da maior qualidade possível.

Nas palavras da Dr.ª Cláudia Pimentel, Secretária-geral da AICC, o “Barista é um cuidador do café.” Uma espécie de curador que se certifica da qualidade do que chega às nossas chávenas, até porque os portugueses “bebem o café por pressa, logo pela manhã ou depois do almoço sem disponibilizarem tempo para o apreciar e compreender o que estão a beber”.

No momento em que os cafés de especialidade então em crescimento no panorama nacional a procura de Baristas profissionais é grande, muito embora esta não seja ainda uma profissão reconhecida pelo público em geral, talvez porque em Portugal parte-se do principio que “todos sabemos tirar um café, e a prova de que não sabemos é a fraca qualidade de muitos cafés que bebemos.” Reforçou a Secretária –Geral da AICC.

Temperatura, gramagem, pressão da máquina, tempo de extração são tudo elementos técnicos que serão avaliados no campeonato para além do conhecimento do Baristas sobre o café que escolheu levar para prova.

O Campeonato Nacional de Baristas inicia-se na próxima segunda-feira pelas 9h00, num dia que fechará com uma Masterclass do Licor Tia Maria.

O vencedor da IV edição do campeonato será conhecido ao final da manhã de terça-feira.

 

Fonte: Drinksdiary

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*