Fevereiro 24, 2017

Site mostra trânsito em Lisboa em tempo real

Passar horas a fio, dentro de um carro, no pára-arranca já não é uma inevitabilidade. Pelo menos nos 978 km de estradas cobertas, em Lisboa, pelo portal de trânsito TomTom City. Lançada em Abril deste ano em 25 cidades, esta plataforma engloba agora 50 cidades, entre as quais se encontra a capital portuguesa. Significa isto que, a partir de qualquer computador, “tablet” ou “smartphone” com ligação à Internet, os condutores podem agora saber, em tempo real e gratuitamente, qual o estado do trânsito em Lisboa.

O portal procura dar uma visualização rápida do tráfego com indicadores que mostram a velocidade média registada na cidade, comparando-a com a velocidade média quando não há congestionamentos. Paralelamente, um barómetro indica o congestionamento relativo em comparação com um período sem trânsito, sendo igualmente fornecido um resumo do número de estradas que estão fechadas, das áreas em construção e dos acidentes que perturbam naquele momento o fluxo do trânsito. “Toda a informação em tempo real no TomTom City é actualizada a cada minuto”, garante a empresa em comunicado.

O portal também identifica pontos de atraso, mostrando os principais congestionamentos, tendo por base os dados registados no último trimestre. Essa informação pode ser apresentada de diferentes formas: como uma síntese para todo o dia, separando as horas de ponta ou seleccionando num mapa um determinado ponto de congestionamento, o que permite obter os detalhes dos atrasos nesse segmento de estrada em específico.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*