Julho 28, 2021

Antiga creche do Jardim da Estrela vai dar lugar a biblioteca

antiga creche do jardim da estrela
Foto: CM Lisboa

Não é em Campo de Ourique, mas é mesmo aqui ao lado. E como tem havido alguma polémica nas redes sociais sobre o assunto, aqui fica a explicação para o que está a acontecer ao edifício da antiga creche, que fica no Jardim da Estrela. O edifício da antiga Escola Froebel / Creche do Jardim da Estrela, edifício icónico projetado em 1882 pelo Arq. José Luiz Monteiro, está a ser alvo de obras de requalificação para se tornar numa Biblioteca do Ambiente. O objetivo é ser um espaço lúdico de uso público, com auditório e várias salas multiusos.

Antiga creche do Jardim da Estrela vai dar lugar a biblioteca

A intervenção de conservação e restauro prevê a desmontagem de toda a estrutura de madeira, com o reaproveitamento das peças saudáveis, e a reformulação integral das fundações. “Durante as obras de requalificação, verificou-se que cerca de 70% dos materiais de origem não estão em condições de ser restaurados, pois encontram-se comprometidos na sua integridade estrutural”, pode-se ler no site da Camara Municipal de Lisboa.

Leia também: 26 projetos que abriram em Campo de Ourique nos últimos meses

De acordo com o projeto inicial, o material que pode ser reutilizado na reconstrução foi selecionado e guardado, e será utilizado no edifício. “A intervenção visa conservar e restaurar o maior número possível de peças originais, assim como reabilitar as fundações de um equipamento do fim do século XIX, muito degradado devido à humidade e infestação das madeiras por térmitas”.

Veja também: 10 razões para se apaixonar por Campo de Ourique

O Jardim Guerra Junqueiro, conhecido por Jardim da Estrela, foi construído no séc. XIX (1842), por iniciativa do estadista Bernardo da Costa Cabral, Marquês de Tomar. É um jardim naturalista de conceção romântica, inspirado nas linhas do “parque à inglesa”, cercado por um gradeamento.

Junte-se a nós no Instagram…

Fonte: CM Lisboa

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*