Dezembro 17, 2017

“Uma Biblioteca contra o Inferno” vai ser apresentado em Campo de Ourique

O livro “Uma Biblioteca contra o Inferno”, de João Oliveira Duarte, será apresentado no Auditório da Biblioteca/Espaço Cultural Cinema Europa, no dia 4 de setembro, às 19h. A apresentação contará com a presença do Dr. Carvalho da Silva, antigo dirigente da CGTP.

Em 1941, a Europa e Portugal viviam um dos períodos mais negros da sua história, a primeira envolvida numa guerra que matará milhões de pessoas e deixará um rasto de destruição sem paralelo e o segundo mergulhado na longa noite do fascismo de onde só emergirá a 25 de Abril de 1974.
Nesse mesmo ano, Bento de Jesus Caraça, então professor de matemática e conhecido intelectual com ligações ao PCP, fundava a Biblioteca Cosmos, uma colecção de divulgação cultural e científica sem paralelo no país. Com um milhão de exemplares vendidos entre 1941 e 1948, num país em que a taxa de analfabetismo rondava os 70%, a Biblioteca Cosmos será uma resposta possível ao inferno que então se vivia.

Um livro que pretende interrogar as diversas dimensões, da política à concepção de conhecimento e ciência, que estão inscritas nesta colecção. Uma biblioteca no inferno. Uma biblioteca contra o inferno.

livro

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*