Janeiro 23, 2025

Lisboa é a cidade com mais dinâmica cultural da Europa

Lisboa foi eleita a cidade europeia com mais “dinamismo cultural” pelo novo “Observatório das Cidades Culturais e Criativas”.

O estudo é feito comparando cidades semelhantes em termos de população. Assim, foram divididas por quatro grupos: cidades XXL, com mais de um milhão de habitantes, XL, com mais de 500 mil (onde se encontra Lisboa), L, com mais de 250 mil, e S-M, com até 250 mil.

O ranking está organizado em três índices principais: “dinamismo cultural” (medido através das infraestruturas culturais e da participação em eventos), “economia criativa” (como os setores culturais e criativos contribuem para a criação de emprego e inovação) e “ambiente propício” (ativos que ajudam as cidades a captar talentos e a estimular o envolvimento cultural). Em cada um deles são analisados 29 indicadores, como o número de museus ou de salas de cinema, a quantidade de bilhetes vendidos para espetáculos, empregos criados, patentes certificadas, licenciados na área cultural ou, até, comboios diretos para outras cidades que, depois são aplicados aos quatro grupos em que as cidades se inserem.

Assim, Lisboa alcançou o primeiro lugar em “dinamismo cultural, ficou em nono na “economia criativa” e 15º em “ambiente propício”. Estes resultados, que são cumulativos, deram à capital o terceiro lugar no grupo onde se insere (o XL, com 34 cidades), atrás de Copenhaga e de Amesterdão, mas à frente de Estocolmo e Dublin.

No grupo XXL, na categoria “dinamismo cultural”, as três primeiras classificadas foram Paris, Praga e Milão. No entanto, e avaliando os três parâmetros cumulativamente, Paris continua na frente, mas Praga desce para terceiro, ficando Munique no meio.

Fonte: Visão

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*