Março 23, 2019

Câmara de Lisboa garante novos centros de saúde até 2021

Em 2017, a Câmara de Lisboa assinou o protocolo “Lisboa, SNS Mais Próximo”, que previa a construção de 14 novos centros de saúde até 2020. Mas o aumento no preço da construção civil fez subir os custos e atrasou algumas das obras.

Já estamos no Instagram. Junte-se a nós aqui

O investimento inicial alocado para estas obras era de 30 milhões de euros, mas, como conta à TSF o vereador do Urbanismo, Manuel Salgado, foi preciso um reforço no orçamento de cinco milhões de euros. Apesar do reforço no orçamento, o vereador garante que Lisboa terá novos centros de saúde, sendo que, os novos edifícios irão substituir os antigos prédios que funcionam sem condições.

Os três centros em atraso são o de Telheiras, Campo de Ourique e Ribeira Nova

Acrescenta, no entanto, que três dos 14 centros só estarão terminados no início de 2021, mas assegura que os restantes projetos estão bastante avançados, bem como “todo o procedimento: fazer programas, fazer projetos, aprovar projetos, rever projetos, lançar empreitadas, com exceção de três de centros de saúde.”

Leia ainda: 4 sítios para beber um copo em Campo de Ourique

Os três centros em atraso são o de Telheiras, Campo de Ourique e Ribeira Nova. Segundo o protocolo assinado entre a Câmara Municipal de Lisboa e o Ministério da Saúde, cabe à autarquia disponibilizar os terrenos e construir os edifícios, sendo que o Ministério ficou encarregue da instalação dos serviços.

O vereador deixa garantias de que o Ministério da Saúde está a acompanhar de perto estas obras e prevê que comecem a funcionar mal estejam concluídas.

Segundo Manuel Salgado, este projeto teve como objetivo a substituição de centros de saúde sem condições por novos que tenham um maior número de valências. Acrescenta que “isto já é um contributo muito importante, que obviamente tem que ser complementado com outras obras que o próprio Ministério da Saúde tem previsto, a maioria na rede hospitalar.”

Fonte: TSF

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*