Dezembro 4, 2024

Ginásio Clube Português – Uma história de sucessos

O Ginásio Clube Português (GCP) vive em Campo de Ourique desde 1973, mas a sua história tem início no ano de 1875. Um percurso de 141 anos que vale a pena conhecer.

Nos primeiros anos o Clube dedicou-se à prática da ginástica, sendo os seus primeiros atletas adeptos das demonstrações de força e de intrépidas acrobacias. Luís Monteiro acaba por colocar Portugal à frente de grande parte da Europa em relação à prática da Educação Física, ainda embrionária na maioria dos países.

O projeto de Luís Monteiro teve o apoio incondicional da Casa Real. Em 1884 o Rei D. Luís nomeou-o professor dos seus filhos, e atribui ao Clube o título «Real», reforçando o seu papel de relevo na promoção da Educação Física a nível nacional. A partir da década de 80 do século XIX, o Clube passou a promover exibições públicas de ginástica, chamadas «Festas de Propaganda», em Lisboa e em vários pontos do país. Estas exibições pautaram toda a vida do Clube e faziam parte do programa da divulgação dos benefícios da prática do desporto.

A causa do GCP teve resultados quase imediatos, com o nascimento de outros Clubes em vários pontos do país. O crescimento do Clube implicou a procura de novas instalações. Em 1884 instalaram-se num novo ginásio na Rua Serpa Pinto. É em 1889 que o Clube começa a diversificar as modalidades praticadas, criando o primeiro grupo organizado de football e a secção de Remo. As primeiras competições e concursos desportivos foram organizadas pelo GCP (Ginástica, em 1885 e Velocípedes, em 1887). O final do século XIX é extremamente importante para a consolidação do GCP. Os seus atletas começam a destacar-se arrecadando vários prémios, e continua a diversificação das modalidades praticadas, como o Boxe, as corridas de velocidade em pista, ou o Jogo do Pau, até então praticado apenas ao ar livre. Em 1894, a criação do Sports, o primeiro jornal desportivo do país, com edição do GCP, foi fundamental para a difusão, a nível nacional, da prática do desporto.

Com o arranque do novo século é aberta às mulheres a possibilidade da prática de exercício, criando-se as «classes de ginástica salutar e pedagógica». Em 1902 o intenso trabalho do GCP no sentido da difusão da prática da ginástica dá os seus primeiros frutos, ao decretar-se a obrigatoriedade desta modalidade nos Liceus. Durante toda a primeira década do século XX são introduzidas novas modalidades: Ginástica Sueca, Tiro, Natação, e Luta Greco-Romana. Os atletas que representavam o GCP continuavam a ser premiados, nomeadamente no Halterofilismo. A aquisição, em Algés, de um campo para prática de exercício ao ar livre dá ao Clube um novo impulso, e onde se passaram a organizar classes de ginástica para crianças (1910). A década de 20 marca a internacionalização dos seus atletas, pela participação nos Jogos Olímpicos de Antuérpia, Paris e Amesterdão nas modalidades de Esgrima e Tiro. O Tiro com arco só passa a ser praticado em finais da década de 30, período em que o Rugby e o Remo se destacam pelo número de prémios ganhos. Em 1934 foi concedido ao Ginásio Clube Português uma das mais altas condecorações portuguesas: o grau de Comendador da Ordem Militar de Cristo, tendo recebido ao longo dos seus 141 anos de existência outras agraciações que atestam a importância da sua atividade ao serviço da comunidade.

gcp2O GCP foi o primeiro Clube Português a participar numa competição fora da Europa (Casablanca), em 1948. Nesta década são os seus esgrimistas que se destacam nas competições nacionais e internacionais. Nos anos 50 a Ginástica renasce em força tornando-se uma das modalidades mais medalhada, período em que também se destaca o Atletismo feminino e a Esgrima. A Taça Fearnley, destinada a premiar clubes amadores com mérito mundial, foi atribuída ao GCP, em 1951. É nesta década que começa a surgir a necessidade de se construir uma nova sede para o Clube, um processo longo que só culminará em 1973, com a inauguração das atuais instalações, na Praça do Ginásio Clube Português. Nos anos 60, e sobretudo nos 70, aquando da comemoração do seu centésimo aniversário, são atribuídas diversas distinções, destacando-se o grau de Membro Honorário da Ordem do Infante Dom Henrique, a Medalha de Ouro da Câmara Municipal de Lisboa. As décadas de 80 e 90 são marcadas pela atribuição de dois importantes galardões: a Taça Olímpica, em 1980, considerado por muitos o Prémio Nobel do Desporto, e o Colar de Honra ao Mérito Desportivo, a mais alta distinção desportiva nacional, em 1990. As Embaixadas Desportivas que deslocam nos anos 80 ao Brasil, a Macau, e à China, reforçam a sua presença nos palcos internacionais, tal como a participação dos Jogos Olímpicos de Seul (1988) e Atlanta (1996) na modalidade de Tiro.

No início do século XXI, o GCP passa a gerir a piscina municipal de Campo de Ourique, situada na Rua Correia Teles, contrato renovado renovada há dias com a Junta de Freguesia. Nos últimos anos a Ginástica Acrobática e Artística, Tiro com Arco, Judo, e Esgrima têm sido as modalidades mais premiadas pelas prestações dos seus atletas, em competições nacionais e internacionais. Os seus Saraus anuais tornaram-se uma tradição que a Ginástica em Portugal já não dispensa. O Ginásio Clube Português tem um percurso recheado de sucessos, mas preserva, acima de tudo, a missão original do «bem estar do sócio». A prática do desporto em Portugal deve muito a este Clube, sobretudo no âmbito da divulgação da importância da Educação Física e da prática do Desporto.

Fonte: Boletim Informativo da Junta de Freguesia N.º 7 | DEZ 2016/JAN 2017

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*