Dezembro 6, 2022

Alunos de Apolo recebem Medalha de Mérito Desportivo

Alunos de Apolo: 147 anos de história, cultura e muita dança

Os Alunos de Apolo comemoram este ano o seu 150° aniversário e foram homenageados pela Câmara Municipal de Lisboa, com a Medalha de Mérito Desportivo. “A nossa instituição é uma referência cultural e desportiva não só na nossa cidade, mas de todo o país. Também o nosso presidente, Carlos Alberto Rodrigues, foi reconhecido. Homem de grandes valores e grandes convicções, começou a organizar bailes com apenas 15 anos. Aos 20 juntou-se aos Alunos de Apolo e aos 32 tornou-se presidente daquela que mais tarde seria considerada a Catedral da Dança em Portugal. Recebeu a Medalha Municipal de Mérito Cultural”, pode ler nas redes sociais.

Leia ainda: Ginásio Clube Português, uma história de sucesso

A Sociedade Filarmónica Alunos Apolo, SFAA, foi fundada a 26 de maio de 1872. Ao longo de mais de um século, a SFAA, dedicou-se ao meio recreativo, cultural e social. Atualmente, a Dança de Salão/Desportiva é a sua principal atividade. As primeiras instalações, onde funcionou a sua primeira sede, foram na Rua de São João dos Bem Casados, 41, 1º (hoje Rua Silva Carvalho). Após alguns anos, a sede passou para a Rua da Arrábida, 70, 1º. E finalmente, a 18 de agosto de 1956 transferiu-se para a Rua Silva Carvalho, 225, onde funciona hoje em dia.

A criação desta sociedade partiu de um grupo de cabos de polícia da freguesia de Santa Isabel. O objetivo primordial era constituir uma banda filarmónica que teria a designação de União e Capricho. Como não conseguiram reunir elementos suficientes e não queriam aceitar membros civis viram a sua ideia original morrer antes de tomar forma. Da união da vontade dos cabos de polícia e dos civis da zona, surgiu a Sociedade Filarmónica Alunos de Apolo.

Alunos de Apolo recebem Medalha de Mérito Desportivo

A primeira atividade promovida pela sociedade foi a banda filarmónica, que foi um grande sucesso. Em 1907 sua excelência o Rei Dom Carlos ao ouvi-la decidiu premiá-la com uma batuta em prata. Este foi o troféu mais importante conquistado pela banda filarmónica. Ao longo dos anos a sociedade foi apoiando e desenvolvendo as mais variadas atividades, como por exemplo, teatro, música, folclore, ténis de mesa, boxe, futebol de salão, beneficência e dança. Hoje em dia as atividades a que se dedica estão centradas na dança desportiva ou de salão e ações de beneficência.

Veja também: Pastelaria Aloma distinguida no concurso O Melhor Pastel de Nata de 2022

A sociedade fez-se também representar nas festas da cidade através da marcha popular de Campo de Ourique. A primeira marcha de Campo de Ourique organizada pela SFAA foi em 1932. Em todas as atividades que a SFAA promoveu foi conquistando taças, medalhas e troféus. No início da existência da Sociedade, o espírito “bairrista” estava muito presente. Por toda a cidade de Lisboa existiam inúmeras sociedades recreativas, hoje em dia a grande maioria já não funciona ou perdeu por completo as “enchentes” de outras épocas. Com o surgimento da rádio e da televisão os hábitos de convivência mudaram muito. A importância destes clubes como local de reunião social foi decrescendo. A SFAA continua a promover a convivência através dos bailes e da escola de dança que funcionam nas nossas instalações.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*