Setembro 20, 2020

Biblioteca/Espaço Cultural Cinema Europa reabre e há novas regras a seguir

Biblioteca/Espaço Cultural Cinema Europa

A Biblioteca/ Espaço Cultural Cinema Europa reabriu dia 11 de maio e tem novas regras de funcionamento, devido à pandemia. “Estivemos encerrados pela vossa saúde. Toda a Equipa da Junta de Freguesia de Campo de Ourique deseja agora que voltemos aos nossos livros, gradualmente e com toda a segurança”, pode ler nas redes sociais.

Já estamos no Instagram. Junte-se a nós aqui

Fique a par de todas as informações que precisa de saber, antes de usufruir da Biblioteca/ Espaço Cultural Cinema Europa:

– É obrigatório o uso de máscaras ou viseiras em permanência;
– A Ludobiblioteca e o Auditório permanecem encerrados;
– A Biblioteca não disponibilizará jornais, revistas, computadores ou outros recursos eletrónicos.
– A lotação máxima do espaço é de 9 utentes sentados (1 utente por mesa) e 1 utente ao balcão, pelo tempo estrito da consulta ou requisição (nunca superior a 1 hora);
– Deverá ser respeitado o distanciamento social (mínimo de 2 m).

Regulamento Interno

O seguinte regulamento vigora durante o estado de calamidade pública declarado pela Resolução de Conselho de Ministros n. 33-A/2020, no âmbito da pandemia da doença COVID-19, podendo o mesmo ser alterado de acordo com novas orientações ou circunstâncias que assim o obriguem.

Horário

A Biblioteca permanecerá aberta no seguinte horário:
Segunda-feira, quarta-feira e sexta-feira das 14:00 às 18:00.
Terça-feira, quinta-feira e sábado das 10:00 às 14:00.

Lotação e tempos de permanência

A lotação máxima do espaço é de 9 utentes sentados (1 utente por mesa) e 1 utente de pé (balcão de atendimento).
As mesas não deverão ser utilizadas pelo mesmo utente mais do que uma hora seguida no mesmo dia.
Os utentes só podem ocupar as mesmas quando estiverem com um sinal de cor verde, indicativo de que foram higienizadas após ocupação.

Fluxos de circulação

Os utentes deverão respeitar as indicações de fluxo de circulação, entrando pela porta sinalizada como “Entrada” e saindo pela porta sinalizada como “Saída”.
Deverá ser respeitado o distanciamento social (mínimo de 2 m).

Consulta e utilização de documentos/equipamentos

Após efetuar a consulta de um documento da Biblioteca, o utente deverá colocá-lo no local indicado para o efeito, a fim de se poder submeter o mesmo a um período de quarentena de 9 dias. Os documentos não devem ser recolocados nas estantes após a sua consulta.
Não se disponibilizarão publicações periódicas.
Os utentes poderão utilizar os seus documentos pessoais (livros, cadernos, etc) e dispositivos eletrónicos pessoais (computadores, tablets, etc).
Os telemóveis deverão permanecer em silêncio.
A Biblioteca não disponibilizará computadores ou outros recursos eletrónicos.

Empréstimo e devolução de documentos

Para evitar a contaminação cruzada, caso o utente deseje proceder a uma devolução e um empréstimo, deverá realizar em primeiro lugar a devolução e só depois o empréstimo.
Caso o utente deseje realizar o empréstimo de um livro que se encontre em estante, deverá solicitar o mesmo no balcão de atendimento.
Os documentos devolvidos ficarão de quarentena durante 9 dias.
Após esse período, a capa e contra capa dos mesmos será higienizada (no caso de documentos que não se deteriorem com este procedimento).
Após a quarentena, os documentos ficarão novamente disponíveis para empréstimo domiciliário.
O prazo de empréstimo é de 30 dias com possibilidade de duas renovações de 15 dias cada uma.

Pedidos de reservas, renovações e esclarecimentos

Os pedidos de reserva de documentos e outros esclarecimentos poderão ser efetuados presencialmente através do balcão de atendimento ou por email através de biblioteca@jf-campodeourique.pt ou por telefone através do número 218 009 927.
As reservas poderão ainda ser efetuadas através da área “A minha conta” do catálogo on-line. No entanto, encontra-se provisoriamente inibida a possibilidade de escolher o local de levantamento de reservas.
O serviço de empréstimo intra-BLX encontra-se provisoriamente encerrado, pelo que as reservas serão feitas apenas aos documentos que se encontrem disponíveis nesta Biblioteca.

Catálogo On-line

A pesquisa autónoma no catálogo da Rede BLX, só é possível em equipamentos pessoais. A biblioteca não disponibiliza catálogo para pesquisa autónoma.

Higienização

Os utentes deverão usar máscara ou viseira durante o tempo de permanência na Biblioteca e deverão higienizar as mãos à entrada da Biblioteca, antes e após o uso dos wc.
A Biblioteca disponibilizará álcool gel para o efeito, à porta dos WC, junto ao balcão de atendimento e junto à entrada.
Os funcionários usarão máscara ou viseira durante o tempo de atendimento e higienizarão as mãos de forma frequente.
A Biblioteca procederá à higienização regular de todas as superfícies de contacto (vidros, balcões, computadores, material de escritório, puxadores, portas, etc)
As mesas serão limpas com solução alcoólica depois de cada utilização – sendo marcadas com um sinal vermelho plastificado (não limpa) ou com um sinal verde plastificado (limpa).
Os wc serão limpos de hora a hora e durante a sua limpeza, não poderão ser usados.

Espaços encerrados

Permanecerão encerrados o espaço de ludobiblioteca, auditório, deck e espaço multiusos.

Dúvidas e Casos Omissos

Todas as dúvidas e casos omissos serão resolvidos pelos profissionais disponíveis para atendimento na Biblioteca.

Fotos: Biblioteca/Espaço Cultural Cinema Europa

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*